CONGRESSO
Para que serve um congresso?
Para celebrar. Para falar, escutar e pensar. Para relançar.
Que seja assim, pois, este nosso II Congresso da Escola Católica.
Celebrarmos e mostrarmos a alegria de sermos quem somos.
Falarmos, escutarmos e pensarmos em conjunto, todos juntos, na diversidade de visões, vocações e carismas, que dão uma riqueza única àquilo que somos.
Relançarmo-nos com renovado ânimo nesta missão educativa global, no mundo em que vivemos, na Igreja que tanto amamos.
Marcados por uma identidade comum! Convocados para um mesmo pacto educativo e nele comprometidos!
Tudo isto não apenas por nossa vontade, mas porque houve Alguém que nos mandou “ir e ensinar”, com a visão de esperança transformadora com que Ele próprio veio e ensinou! E a partir daí nada foi igual!
Um excelente congresso a todos!
Fernando Moita (Diretor do SNEC)
Fernando Magalhães (Presidente da APEC)
O II Congresso Nacional da Escola Católica encerra as comemorações dos 25 anos da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC). Com efeito, na reunião de 29 de maio de 1998 da Assembleia do Grupo de Trabalho para a Dinamização da Escola Católica, criado em 1996, por iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) -, D. Albino Cleto deu conhecimento de que na Assembleia da CEP de abril de 1998, os estatutos foram aprovados e reconhecida a APEC. Em 19 de outubro de 1998, o secretário da CEP envia a comunicação formal da criação da APEC.
Depois de no I Congresso, realizado em 2003, se ter abordado o tema “Escola Católica – proposta e desafio”, o II Congresso é subordinado ao tema “Escola Católica – identidade e pacto num mundo global”, procurando cumprir os seguintes objetivos:
→ Promover a identidade e a missão da Escola Católica;
→ Afirmar o papel marcante e insubstituível da Escola Católica na Igreja e na sociedade portuguesa;
→ Favorecer o debate em torno dos sete compromissos com o Pacto Educativo Global;
→ Comemorar os 25 anos da APEC.
Estão inscritos no Congresso 325 pessoas de 76 escolas católicas.
– As senhas do bar, para quem não as comprou antecipadamente, só podem ser adquiridas no bar. Mas podem usar as diversas máquinas de vending disponíveis no espaço envolvente.
– Para tomar as refeições no refeitório do Centro Pastoral, é necessária a aquisição prévia das senhas (cujo prazo terminou através da App). Excecionalmente, poderão ser adquiridas até às 10:30 do próprio dia, no bar, caso ainda haja essa possibilidade.
– As questões a colocar nos debates são postas através da App do congresso. Para tal, o WhatsApp deve estar previamente instalado. Depois, basta, na App, clicar no símbolo , escrever a questão no campo criado para o efeito, e enviar.
– Alguns exemplares do livro da Ir. Maria da Glória Cordeiro, “Os alicerces da construção – Colégio Rainha Santa Isabel”, que vai ser homenageada no congresso, encontram-se disponíveis, gratuitamente, no secretariado.
– O último CD da Ir. Maria Amélia Costa (“Peregrinos da Esperança”), editado em 4 de outubro de 2024, que integra um dos momentos orantes, está à venda na livraria do Centro Pastoral de Paulo VI, situada perto do secretariado.
– O Congresso será gravado e as gravações disponibilizadas.
– Os certificados de presença são, posteriormente, enviados às escolas (caso das inscrições coletivas) ou diretamente aos congressistas com inscrição individual.
– Não esquecer de preencher o inquérito de satisfação.
APEC
geral@apecatolica.pt
Tlm: 967016871
https://apecatolica.pt/
SNEC
snec@snec.pt
Tel: 218851285
https://www.educris.com/
Centro Pastoral Paulo VI
Capela da Morte de Jesus