Dia Mundial da Educação Católica

No próximo dia 29 de maio celebramos o Dia Mundial da Educação Católica, subordinado ao tema «Um pacto educativo global, gerador da esperança».

Neste “Ano da Esperança”, teremos um momento conjunto especial, às 12 horas deste dia 29 de maio: uma sessão a distância para todas as escolas católicas, a partir da sede da APEC, em Fátima. Os dados de acesso são os seguintes:

Ingressar na reunião Zoom

https://us06web.zoom.us/j/85830285471?pwd=JFuk8931ugUCVv1nb11wSYR9VF0yzi.1
ID da reunião: 858 3028 5471
Senha: 217128

Nesta breve sessão (cerca de meia-hora), a Direção da APEC e o Diretor do SNEC irão fazer:

– O lançamento do Caderno “Ressonâncias do II Congresso Nacional da Escola Católica”, que integra documentos marcantes do Congresso (posteriormente, enviaremos a versão digital do mesmo a todas a escolas);

– O lançamento do “Concurso Jubileu da Esperança, a caminho do Jubileu do Mundo Educativo” – uma iniciativa destinada aos alunos dos ensinos básico e secundário, procurando envolvê-los para a execução de uma obra de arte que possa representar a Escola Católica de Portugal no Jubileu do Mundo Educativo, em Roma.

Concomitante com estas ações, desafiamos, como de costume, as escolas a assinalarem internamente este Dia, considerando esta intenção nas orações da manhã (e/ou na missa do dia) e fazendo a divulgação nos respetivos sites e nas redes sociais (ver, infra, sugestão de oração, já enviada em anterior circular).

Entretanto, para facilitar o vosso trabalho, e tal como tem sido costume, anexamos um cartaz em versão JPEG, para quem quiser usar tal e qual vos enviamos, e em versão PPT, para quem o quiser personalizar com o logotipo da própria escola.

Em união com todas as escolas católicas do mundo, procuremos aproveitar esta oportunidade, para afirmar a nossa identidade assente no Evangelho.

Cordiais saudações,

A Direção

Proposta de Oração

Neste Dia Mundial da Educação Católica, nós Te pedimos Senhor, pelas 210 mil escolas católicas de todo o Mundo, com os seus milhares de educadores docentes e não docentes e os seus 70 milhões de alunos e as suas famílias.

Que o Espírito de Deus, neste ano jubilar, fortaleça os projetos educativos das escolas, marcados por um Pacto Educativo gerador de esperança.

Por estas intenções, oremos ao Senhor.

Também Te pedimos, Senhor, de uma forma particular, pelas escolas católicas dos países em guerra, sobretudo as escolas da Ucrânia e de Gaza, para que rapidamente retomem a normalidade de funcionamento, num cenário de paz, progresso e esperança.

Por estas intenções, oremos ao Senhor.

Scroll to Top