- Este evento já decorreu.
Encontro “Escola Católica – sustentabilidade e futuro”
O Encontro “Escola Católica – sustentabilidade e futuro”, a realizar em Fátima (Colégio de S. Miguel), no próximo dia 21 de novembro, pelas 15 horas e 30 minutos.
Neste sentido, apelamos à vossa mobilização para, juntos, olhos-nos-olhos (e não através do écran), encontrarmos vias de solução para os difíceis desafios da sustentabilidade/ continuidade dos projetos educativos católicos.
Creiam que é um privilégio termos entre nós o Dr. Luciano Marcos – um advogado bem conhecedor destes assuntos e que também tem assessorado, em diversas situações, o nosso episcopado.
Recordamos a ligação para as inscrições – https://forms.gle/2yihDeZBsbFnsvV97 – assim como o programa.
15:30 – Oração
– Enquadramento
15:45 – Conferência “Formas institucionais de desenvolvimento da atividade educativa pelos entes canónicos”, proferida pelo Dr. Luciano Marcos (advogado)
A comunicação versará as formas institucionais de desenvolvimento da atividade educativa pelos entes canónicos, diretamente, ou por meio de veículos jurídicos constituídos para o efeito (sociedades comerciais, cooperativas, associações, fundações).
Dar-se-á relevo ao caso particular das fundações, como opção para o desenvolvimento da atividade educativa dos entes canónicos.
16:45 – Debate (com esclarecimento de dúvidas, partilha de casos/ experiências, havendo oportunidade para as escolas estabelecerem contactos umas com as outras, no sentido de se criarem possíveis sinergias)
17:30 – Breve sessão de encerramento
Breve nota biográfica do Dr. Luciano Marcos
Advogado e sócio Fundador da FALM – Ferreira de Almeida, Luciano Marcos & Associados, Sociedade de Advogados, SP, RL, Licenciado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas da UCP, conferencista frequente em instituições universitárias sobre matérias relacionadas com Urbanismo, Planeamento, Imobiliário e Turismo.
Conferencista no Programa de Gestão e Liderança para Dirigentes Eclesiais, organizado pela Católica Lisbon School of Business & Economics.
Membro do Grupo de Trabalho para o estudo e tratamento das questões jurídicas ao nível do património, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa na decorrência da entrada em vigor da Concordata – 2005.
Membro do Conselho Diocesano dos Assuntos Económicos – Patriarcado de Lisboa, desde 2005.
Membro de órgãos sociais e consultor de várias empresas na área dia construção, promoção e gestão do imobiliário.
