Fátima: Jubileu da Educação – 5 de outubro de 2025 / Dia Mundial do Professor

«Crescia em sabedoria, estatura e graça»

O Santuário de Fátima, em colaboração com o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), está a preparar o Jubileu da Educação, que se concretizará em Fátima no próximo dia 5 de outubro, dia internacionalmente celebrado, desde 1994, como Dia Mundial do Professor, e em que tem início, em 2025, a Semana Nacional da Educação Cristã, que decorrerá de 5 a 12 de outubro.

Neste ano em que a Igreja se encontra a viver a festiva ocasião que um Jubileu constitui, desejamos propor a todas as pessoas e instituições que fazem parte do mundo da Educação a vivência de uma jornada de alegria e festa, ancorada na esperança que dá tom ao ano jubilar e marcada pelo encontro pessoal e comunitário com Deus, neste lugar «acolhedor e sem portas» (Papa Francisco, 5 de agosto de 2023) — como se pretende qualquer sala de aulas — que a todos se oferece como lugar da comunidade cristã — também enquanto comunidade educativa — reunida à volta do seu Senhor.

Como momento de abertura da Semana Nacional da Educação Cristã — que a Igreja propõe anualmente como tempo forte de reflexão e dinamismo em torno da tarefa da educação pensada e vivida à luz do Evangelho —, esta peregrinação jubilar oferece-se como jornada festiva e agregadora para todos quantos desejarem e puderem peregrinar ao Santuário de Fátima a confiar-se a Jesus pelas mãos de Maria, sua mãe, autêntica “educadora de corações”, sempre os apontando para o de seu Filho, como insistentemente fez e faz na Cova da Iria, em 1917 como nos nossos dias.

A expressão lucana (Lc 2,52) que dá mote à proposta de vivência deste dia jubilar em Fátima diznos da multidimensionalidade da educação, à qual a experiência de encontro com Deus, tanto íntimo quanto comunitário, aporta não uma camada adicional de sentido (porventura dispensável), mas o cerne mesmo do processo educativo nas suas amplas dimensões. Educandos e educadores, alunos e professores, pais e filhos, todos os agentes educativos e pastorais e todos os destinatários dessa ação e desse serviço: todos somos chamados a crescer (e ajudar a crescer) «em sabedoria, estatura e graça», em configuração com Jesus.

O programa celebrativo, presidido por D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real e Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, iniciará com a recitação do terço na Capelinha das Aparições, às 10h00, seguindo-se-lhe a participação na missa, às 11h00, no Recinto de Oração. As escolas, as turmas, as associações e as famílias que tencionem tomar parte nesta peregrinação são convidados a expressar esse propósito através do formulário digital disponibilizado, por meio do qual se poderá não só tomar mais concreto conhecimento das instituições, grupos e pessoas que preveem estar presentes, como também abrir canais mais diretos de comunicação, com vista à prestação de informações úteis sobre a organização do dia e da participação nas celebrações. Todos aqueles que, embora o desejassem, não puderem peregrinar fisicamente a Fátima, são convidados a unir-se espiritualmente a este jubileu através da transmissão das celebrações nos meios digitais do Santuário de Fátima e na TV Canção Nova.

 

Programa

10:00. Terço, Capelinha das Aparições

11:00. Missa, Recinto de Oração

Formulário https://forms.office.com/e/bk16LKWpYv

Contactos

Para mais informações e quaisquer esclarecimentos necessários, podem ser usados os contactos de cada uma das entidades promotoras.

 

Scroll to Top