Miguel Líbano Monteiro 1930-2020

Com 90 anos, faleceu o Eng.º Miguel Líbano Monteiro. As escolas católicas (e o ensino privado em geral) muito devem ao Eng.º Líbano Monteiro pelo seu empenho no movimento associativo de pais das escolas católicas, nos inícios dos anos 70 do século passado, que culminou com a fundação da Federação Nacional das Associações de Pais de Alunos do Ensino Católico (FNAPEC), anos antes da criação da CONFAP.

Miguel Líbano Monteiro foi um incansável defensor da liberdade de educação, participando em múltiplos eventos neste âmbito, um pouco por toda a Europa, representando Portugal. Também se empenhou, nos finais da década de setenta, na criação de uma estrutura da Igreja dedicada à Escola Católica, como veio a suceder com a AEC (Associação das Escolas Católicas), em 1978, extinta quando se criou, em 1981, o Departamento da Escola Católica (DEC), afeto ao Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Cremos que o seu exemplo de homem, de pai, de cristão e de “ativista” na causa da educação livre e na causa da Escola Católica nos vai estimular neste desafio ingente e sempre inacabado da liberdade de educação, tendo como protagonistas os pais, como primeiros educadores dos filhos.

Obrigado, caro Senhor Engenheiro!

Scroll to Top