Correspondendo a um convite do Secretário Geral das Escolas Católicas de Espanha, uma delegação portuguesa, composta por Fernando Moita (SNEC), Fernando Magalhães, Manuel Lourenço e Jorge Cotovio (APEC), participou no XV Congresso das Escolas Católicas de Espanha, que decorreu em Madrid de 14 a 16 de novembro de 2019, com a presença de cerca de 2000 pessoas.
Subordinado ao tema “#Magister – educar para dar vida”, o Congresso abordou duas dezenas de temáticas ligadas sobretudo ao papel do professor na escola do presente, com os olhos virados para o futuro. Especialistas em Ciências da Educação, sociólogos, filósofos, teólogos, diretores de estabelecimentos, professores, pais, responsáveis pela formação de professores, deram testemunhos e falaram designadamente sobre a vocação do professor, a educação emocional, as tecnologias ao serviço da educação e da vida, a relação dos professores com a transcendência, a formação dos docentes, a liderança, a identidade da escola.
Mais do que transmissores de informação, ou cumpridores do currículo, os professores são mestres para dar vida aos alunos ajudando-os a ser magis (mais), tornando-se minus (servidores), à semelhança do Mestre.
O Congresso também contou com a presença de altas figuras da Igreja e do Governo (designadamente a Ministra da Educação), abordando-se a problemática candente da liberdade de ensino – uma causa também muito trabalhada e desejada no país vizinho, embora com mais avanços do que entre nós.