Ex.mo e Rev.mo Senhor D. José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo de Braga
Vem a APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas endereçar-lhe uma especial palavra de saudação por ocasião da recém entrada de V.ª Ex.ª Rev.ª na Arquidiocese de Braga.
Lemos, como mensagem inspirada de pastor, a homilia que dirigiu à Igreja, na Eucaristia que assinalou o início deste seu novo ministério pastoral.
E ressaltou-se-nos aquele seu parágrafo:
“Da liturgia à caridade, da catequese à piedade popular e ao testemunho de vida, tudo na Igreja deve tornar visível e reconhecível o rosto de Cristo, a centralidade do mistério integral de Cristo.”
Encontrará, o Senhor Bispo, a Escola Católica – nessa diocese com especial diversidade e vigor – entre aquelas realidades que refere. Possa ela sempre servir o mostrar feliz o rosto de Cristo a todos os que integram as suas comunidades educativas, em fidelidade à sua matriz identitária.
E rematava assim o parágrafo:
“A audácia da esperança faz-nos peregrinos de novos caminhos e de novas linguagens na fidelidade criativa do Evangelho.” Seja essa esperança – que tão vivamente sublinhou e que é a nossa também – aquela que o anime nesta missão pelas nossas escolas católicas, como projetos de qualidade a que devem poder ter acesso todos – em particular os mais frágeis e excluídos – no respeito pela liberdade de educação.
Esteja certo da nossa oração que, como em boa hora nos recordou, é a “intérprete da esperança”.
Com um abraço tão fraterno quanto filial, em nome da Direção da APEC,
Fernando Magalhães
Presidente da Direção