Estados Unidos – Detroit (Segunda-feira, 04-02-2019, Gaudium Press)
Membros de doze escolas católicas da cidade de Detroit, Estados Unidos, desafiaram as baixas temperaturas da onda de frio na região para assistir a Eucaristia da Semana das Escolas Católicas na Catedral do Santíssimo Sacramento. O Arcebispo de Detroit, Dom Allen H. Vigneron, presidiu a celebração na qual recordou que o principal objetivo da educação católica não é a excelência académica, mas a santidade e a glorificação de Deus.
“Durante a Semana das Escolas Católicas, devemos recordar que oferecemos uma visão prática do que fazem nossas escolas e o preparamos para ser”, pregou o Arcebispo, que indicou que a Igreja tem uma visão mais ampla que a mera preparação para as necessidades materiais e intelectuais da vida, segundo informou Detroit Catholic. “Esta visão não é minha visão; não é a visão do superintendente, ou a visão de seu mestre. É a visão de Deus”.
O objetivo das escolas católicas, segundo Dom Vigneron é “preparar-se para fazer as boas obras que pertencem ao discípulo cristão. Em tudo o que fazes na escola, estás preparado para dar testemunho de Jesus Cristo, para amar a Cristo e dar glória a Deus”. Desta maneira as instituições educativas devem focar-se em formar Santos e preparar as almas para o encontro com Deus na eternidade. Neste caminho, o esforço académico também é meritório.
“O que fazes em tua vida, o fazes como oferenda junto com a oferenda de sacrifício”, convidou o Arcebispo. “Recorda, nunca há amor sem sacrifício. Em teus estudos, tens que sacrificar-te para avançar; Às vezes lutas, mas isso é o que significa oferecer a Deus. Disso se tratam nossas escolas, para ajudar-nos a oferecer um sacrifício junto com o sacrifício de Cristo, que ofereceu seu corpo e sangue para nossa salvação”.
O prelado explicou que a Eucaristia sintetiza todo o significado da educação católica nas escolas: “Glorificar a Deus em tudo o que fazemos em resposta ao seu amor por nós”. (EPC)