100 anos do Colégio de S. José (Coimbra)

Integrada no ano em que perfaz 100 anos de existência, o Colégio de S. José, em Coimbra, realizou, ontem, Dia de S. José, a sessão solene comemorativa do centenário, numa cerimónia presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e que contou com a presença dos membros da Comunidade Educativa, além de ex-alunos, convidados e amigos.

Durante nove décadas, o Colégio foi conduzido pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Na última década, houve alteração na propriedade, mas manteve-se o estatuto de Escola Católica, passando a ter por base, na sua ação educativa, a Pedagogia de Schoenstatt, desenvolvida por Joseph Kentenich.

O Colégio de São José, depois de uma longa tradição “dominicana”, que marcou gerações de jovens (sobretudo raparigas), é, desde 2012, uma escola bilingue, com um modelo pedagógico próprio – “VOAR” – onde o aluno é o centro de todo o processo educativo, sendo estimulado a construir o seu conhecimento (cada aluno tem um tutor, figura de referência dentro do Colégio; os alunos planificam o seu trabalho quinzenalmente e avaliam-no no final, por escrito, recebendo conselhos do seu tutor).

Parabéns, pois, à Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena e à atual Administração/ Direção, presidida pela grande Mulher e pedagoga (e cristã), que é Isabel Valente Pires.

A Direção da APEC associou-se, naturalmente, à efeméride e fez-se representar na celebração pelo Secretário Geral, Jorge Cotovio.

Scroll to Top