Passado quase um ano sobre a data em que o terrível ciclone Idai assolou Moçambique, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas lançou uma iniciativa de apoio às escolas da Arquidiocese da Beira, as mais devastadas pela intempérie. “O nosso presente, o futuro deles” é o nome desta campanha de angariação de fundos, um projecto desenvolvido pelo Externato de Penafirme e abraçado por todas as escolas católicas, que visa repor equipamentos, como carteiras, quadros e diverso equipamento escolar nas muitas estruturas cujo processo de recuperação se encontra em curso, e que servem uma população de mais de 20.000 alunos.
A apresentação deste audacioso projecto ocorreu no final do mês de janeiro no Seminário de Almada, com a presença de D. Claudio Dalla Zuana, arcebispo da Beira, de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal e de Dimas Pedrinho Coordenador do Departamento de EMRC no Secretariado Nacional de Educação Cristã. A apresentação esteve a cargo de Fernando Magalhães, presidente da APEC e diretor do Externato Frei Luís de Sousa.
Para todos aqueles que se queiram juntar às Escolas Católicas neste acto de urgente caridade para com os irmãos moçambicanos, foi aberta a conta bancária PT50 5340 5426 1600 7033 0016, agradecendo-se todos os contributos que nela possam ser depositados.