Escolas Católicas em eventos internacionais

Nos dias 27 e 28 de abril decorreu em Viena o Simpósio Europeu das Escolas Católicas, promovido pelo Comité Europeu da Educação Católica (CEEC), subordinado ao tema “A importância das escolas católicas à luz dos desafios contemporâneos”. Ao longo dos dois dias, diversos oradores sublinharam o papel insubstituível das escolas católicas na educação dos valores cristãos e civilizacionais, em prol da paz, da tolerância e do diálogo entre os povos.

Na sessão de encerramento, D. Angelo Vincenzo Zani, secretário da Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), depois de sublinhar a importância da missão eclesial e cultural da Escola Católica, na sequência da recente instrução sobre a identidade e da Escola Católica, abordou os desafios do Pacto Global. Na linha da Evangelii Gaudium, Laudato Si’ e Fratelli Tutii, e na esteira do Papa Francisco, sublinha a essência deste pacto: colocar a pessoa no centro, promover uma cultura do diálogo e da integração e formar as pessoas para o serviço do bem-comum.

Nos dois dias seguintes ao Simpósio, e também em Viena, realizou-se mais uma Assembleia Geral do Comité Europeu da Educação Católica (CEEC), que congrega os representantes de 27 países. Houve oportunidade para se falar da formação de professores e diretores e para se partilharem as principais atividades (e preocupações) de cada país. Um momento assaz emocionante ocorreu quando a delegação ucraniana partilhou a experiência de dois meses de guerra, com o ensino a distância (afetado pela fuga de muito alunos e professores para outras países), as escolas destruídas, danificadas ou a servir de habitação, quadros indescritíveis de violência e muitos sonhos abruptamente interrompidos, ou mesmo terminados.

O CEEC congrega 28 países e representa 35 mil escolas e mais de 8 milhões de estudantes em toda a Europa.

Scroll to Top