Recordando o Padre João Seabra

Faleceu o Padre João Seabra. Por entre as múltiplas funções e missões que desempenhou ao longo da sua vida, destacamos o seu entusiasmo pela educação das camadas jovens.

O Padre João Seabra esteve intimamente ligado à fundação e crescimento do Colégio de S. Tomás (Lisboa). Posteriormente, também se ligou ao Colégio São José do Ramalhão (Sintra). E nunca se separou de uma outra escola católica proeminente – a Universidade Católica Portuguesa.

Desta sua ligação à Escola Católica, recordamos a conferência proferida em Sarajevo, em 17 de maio de 2014, num congresso europeu promovido pelo Comité Europeu de Escolas Católicas (CEEC) e pelo Comité das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), subordinada ao tema «Accompagnement spirituel des enseignants: aide à développer leur relation personnelle avec le Christ, cheminant avec l’Eglise»).

E tal como fizemos na altura, oferecemos a todos o conteúdo desta comunicação – uma das mais apreciadas pelos participantes, não só pelo estilo dinâmico e entusiasmado do orador, como também pela profundidade e alcance do discurso, que convidamos a ler aqui.

Além disso, recordamos também a brilhante palestra «Como é que a Escola Católica responde aos desafios da educação hoje», que magistralmente o Pe. João Seabra fez, em 2017, aos diretores das escolas católicas do nosso país, numa ação por nós promovida. Com o seu modo único e, apesar dos sinais de progressão da doença, faz uma reflexão e uma síntese raras – como lhe era próprio – em torno do tema, que convidamos todos a reverem no canal YouTube da APEC, aqui

Este é o nosso singelo gesto de homenagem e reconhecimento a um Homem que levou bem longe a sua missão terrena, como padre, como pedagogo, como cidadão.

Agora, ao colo do nosso Deus, continuará a olhar pelas nossas escolas, pelos nossos alunos, por esta Igreja que tanto o apaixonou.

Scroll to Top