Luto pelo Padre Joaquim Rodrigues Ventura

Faleceu o Senhor Padre Joaquim Rodrigues Ventura, não resistindo aos ferimentos causados por um acidente. Tinha 94 anos e ainda gozava de uma saúde que lhe permitia deslocar-se pelos seus próprios meios (e sonhar com projetos).

O Senhor Padre Ventura foi diretor do Colégio de S. Miguel, em Fátima, durante quase 50 anos, marcando indelevelmente esta Casa. Mas a sua marca ultrapassou – e muito! – o seu Colégio de sempre. Ele terá sido a personagem da Igreja que mais se empenhou na defesa e promoção da Escola Católica em Portugal, estando na base da primeira Associação de Escolas Católicas, em 1978, e tendo sido o primeiro presidente da APEC, em 1998. Mais ainda: o rasgo empreendedor e inquietante do Senhor Padre Ventura, no final da década de sessenta, aliado à sua fé, contagiou outros – nomeadamente o Senhor Padre Luciano Guerra, ainda vivo – e conduziu, anos depois (1975), à criação do movimento associativo de todas as escolas privadas – a AEEP -, tendo assumido nesta posições de especial relevo. E neste âmbito, o Pe. Ventura teve um papel fundamental no processo que conduziu à aprovação do importante quadro legislativo sobre a liberdade de ensino no limiar do regime democrático, que culminou com a publicação do novo (e promissor) Estatuto do EPC, em 1980.

A APEC associa-se à diocese de Leiria-Fátima, e, em jeito de homenagem, partilha uma entrevista concedida a Jorge Cotovio, em 2007, inclusa no livro «O Ensino Privado nas décadas de 50, 60 e 70 dos séc. XX – o caso particular das escolas católicas».

Saboreie ele agora a misericórdia de Deus, que todos um dia esperamos saborear no banquete preparado pelo Pai.

Scroll to Top